CPPM

Catálogos Portugueses de Prescrição Médica

Catálogo Português de Vias de Administração

Catálogo Português de Formas Farmacêuticas

Catálogo Português de Horários de Administração

Catálogo Português de Unidades de Prescrição Farmacêutica

 

A Prescrição de Terapêutica Hospitalar representa uma das etapas do complexo processo de fornecimento e administração de medicamentos em ambiente hospitalar, pelo que se torna importante instituir um circuito eficiente e uniformizado de validação de informação, bem como implementar mecanismos de monitorização na dispensa de medicamentos, através do acesso a tecnologias de saúde seguras e eficazes, garantindo uma utilização segura, eficaz e racional do medicamento, bem como a minimização dos custos e os erros associados à dispensa e administração aos utentes.

Desta forma, a interoperabilidade (técnica, semântica e funcional) entre sistemas e aplicações utilizados no Hospital deve ser assegurada, de forma a permitirem a gestão integrada e segura do plano terapêutico do utente, contemplando o próprio utente, a prescrição médica, o ato de dispensa e/ou administração de medicamentos e a sua monitorização.

Os diferentes catálogos relativos à prescrição médica têm como objetivo estabelecer uma estrutura de registo para aplicações informáticas, tendo por base a prática de registo aquando é necessário a administração de um fármaco no Sistema Nacional de Saúde. Assim, estabeleceu-se a necessidade de elaboração de quatro catálogos que permitissem a uniformização de dados na área da prescrição médica, nomeadamente a nível das vias de administração, formas farmacêuticas, horários de administração e dosagem.

Este projetivo visou a criação de uma tabela que permita a interoperabilidade semântica nesta área, capaz de suportar a partilha dos dados existentes nos diferentes sistemas informáticos. Para tal, foi necessário o uso da classificação internacional – EDQM e da terminologia clínica internacional – SNOMED CT.

CONTROLO DE VERSÕES

VERSÃO

DATA

ALTERAÇÕES

ANEXOS

CPVA v1.0

27-11-2018

Codificação EDQM, ajuste no modelo de informação.

CPVA_v1.0

CPFF v1.0

06-05-2019

Codificação EDQM, ajuste no modelo de informação.

CPFF_v1.0

CPHA v1.0

28-11-2018

Codificação SNOMED CT, ajuste no modelo de informação.

CPHA_v1.0

CPUPF v1.0

29-11-2018

Codificação SNOMED CT, ajuste no modelo de informação.

CPUPF_v1.0