CPAT

Catálogo Português de Atitudes Terapêuticas

 

No âmbito da área da semântica e informatização no sector da saúde, torna-se necessário a adoção de estratégias para promover a interoperabilidade semântica entre os diferentes sistemas de informação e garantir o registo de dados uniformizado e padronizado.


A Prescrição de Terapêutica Hospitalar representa uma das etapas do complexo processo de fornecimento e administração de medicamentos em ambiente hospitalar, pelo que se torna importante instituir um circuito eficiente e uniformizado de validação de informação.


Desta forma, a interoperabilidade (técnica, semântica e funcional) entre sistemas e aplicações utilizados no Hospital deve ser assegurada, de forma a permitirem a gestão integrada e segura do plano terapêutico do utente, contemplando o próprio utente.


O Catálogo Português de Atitudes Terapêuticas (CPAT) tem como objetivo estabelecer uma estrutura de registo para aplicações informáticas, tendo por base a prática de registo da prescrição de atitudes terapêuticas no Sistema Nacional de Saúde.


Este projeto visou a criação de uma tabela que permita a interoperabilidade semântica, capaz de suportar a partilha dos dados existentes nos diferentes sistemas informáticos. Para tal, foi necessário estabelecer as diferentes descrições de cada atitude terapêutica e mapear com o respetivo código, existente na terminologia clínica internacional SNOMED CT. O uso desta terminologia internacional, permitirá não só a uniformização do registo como também a possibilidade da partilha dos dados entre os diferentes sistemas de informação, inclusive entre vários países.

 

CONTROLO DE VERSÕES

VERSÃO

DATA

ALTERAÇÕES

ANEXOS

v1.0

31-05-2019

Codificação SNOMED CT, ajuste no modelo de informação.

CPAT_v1.0

 

v1.1

26-11-2019

Alterações aos sinónimos

CPAT_v1.1