Introdução

O SNOMED CT permite o registo da informação num processo clínico eletrónico, abrangendo diversos contextos, desde sinais e sintomas de doenças até ao contexto social, administrativo, etc. É muito próxima da linguagem clínica natural de cada país, permitindo captar os diferentes dialetos e idiomas usados pelos clínicos, mantendo um código único.

A terminologia está organizada em conceitos, interrelacionáveis entre si, permitindo refinar e detalhar cada vez mais a informação clínica. Esta funcionalidade permite aumentar a riqueza e consequentemente a qualidade dos dados inseridos, promovendo a partilha e recolha eficazes da informação clínica.

Compreender os benefícios do SNOMED CT ajudará nas decisões chave e no desenvolvimento de estratégias para a adoção da implementação e utilização desta terminologia clínica.

Na figura abaixo estão descritos os benefícios do uso do SNOMED CT, de forma a compreender o quanto importante pode ser o uso do mesmo.

• Benefícios na população;

• Benefícios dos pacientes e clínicos;

• Suporte baseado em evidências nos cuidados de saúde;

Fonte: SNOMED CT STARTER GUIDE


O SNOMED CT é uma terminologia clínica global que abrange uma ampla gama de especialidades. Um dos benefícios do SNOMED CT baseia-se na uniformização dos dados clínicos, inexistente até então, devido à utilização de diferentes terminologias ou sistemas de codificação usados nos diferentes departamentos clínicos. Isto permite uma maior partilha e reutilização de informação. Um dos outros benefícios do SNOMED CT é que os mesmos dados podem ser processados e apresentados em diversas formas, de modo que sejam utilizados de diferentes maneiras. Por exemplo, os registos clínicos podem ser processados e apresentados de diferentes maneiras no que diz respeito à prestação de cuidados de saúde ao paciente, exames clínicos, pesquisas, epidemiologias, e gestão e planeamento de serviços. Além disso, uma das principais vantagens do uso SNOMED CT é a redução dos efeitos do limite geográfico decorrentes da utilização de terminologias diferentes ou do uso de diferentes sistemas de codificação existentes em diversas organizações e países.