CPN

Catálogo Português de Nutrição

A área da Nutrição tem vindo a ganhar cada vez maior relevo na Saúde não só em Portugal, como em todo o mundo.  

Neste âmbito, surgiu a necessidade de inclusão desta área no Sistemas de Informação para a Saúde, tendo sido desenvolvido o módulo de Nutrição para o processo clínico eletrónico - tanto a nível dos Cuidados de Saúde Primários, como dos secundários. 

Esta ferramenta permite um registo da informação pelos Nutricionistas, permitindo depois uma partilha multidisciplinar dessa mesma informação. 

O Catálogo Português da Nutrição (CPN) resulta de uma colaboração entre a Ordem dos Nutricionistas e o Centro de Terminologias Clínicas. Este projeto, iniciado em 2015, envolveu a elaboração de um catálogo de 275 termos associados a códigos, utilizando uma terminologia clínica internacional: o SNOMED CT (Systematized Nomenclature of Medicine Clinical Terms). 

O catálogo está dividido em Observações, Diagnósticos e Procedimentos, tendo sido validado por um Grupo de Trabalho nomeado pela Ordem dos Nutricionistas, que trabalhou em conjunto no seu desenvolvimento e tradução para a língua portuguesa. 

A utilização de uma linguagem estruturada e padronizada, assente em padrões de interoperabilidade, permite assim uma partilha eficaz da informação, de tal forma que o significado da mensagem é exatamente igual entre emissor e recetor.

A utilização de uma terminologia clínica internacional como o SNOMED CT, permite ainda uma recolha e análise padronizada dos dados registados, o que é fundamental  para a investigação e a realização de estudos não só nesta área, mas também na Saúde Pública, entre outras. Permite também estabelecer estudos comparativos além fronteiras, dado que que a terminologia clínica está amplamente divulgada e em franca expansão na Europa, América, Ásia e Austrália.    

O catálogo já se encontra disponível para consulta e download neste website. A utilização do catálogo e da terminologia clínica é gratuita em território nacional, dado Portugal pertencer à SNOMED International (entidade que gere e mantém o SNOMED CT) desde 2014, através da SPMS.







VERSÃO 1.3