Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

Image Removed

 

A SNOMED CT ou Systematized Nomenclature of Medicine Clinical Terms, é uma terminologia clínica internacional multilingue, usada atualmente em mais de 50 países, sendo o inglês a sua língua oficial  o Inglês(www.snomed.org/snomed-ct/what-is-snomed-ct.).  

A SPMS adquiriu a uma licença para o uso do SNOMED CT , em território Nacionalnacional, desde janeiro de 2014.

SNOMED CT permite o registo da informação num processo clínico electrónico, abrangendo diversos contextos, desde sinais e sintomas de doenças até ao contexto social, administrativo, etc. É muito próxima da linguagem clínica natural de cada país, permitindo captar os diferentes dialetos e idiomas usados pelos clínicos, mantendo um código único.

A terminologia está organizada em conceitos, interrelacionáveis entre si, permitindo refinar e detalhar cada vez mais a informação clínica. Esta funcionalidade permite aumentar a riqueza e consequentemente a qualidade dos dados inseridos, promovendo a partilha e recolha eficazes da informação clínica.

SNOMED CT é mantido e atualizado duas vezes por ano (janeiro e julho) pela International Health Terminology Standards Development Organisation, uma organização sem fins lucrativos, sediada na Dinamarca, composta atualmente por 27 países e à qual Portugal pertence desde janeiro de 2014, através da SPMS.

licença é gratuita em território nacional, mas carece da apresentação de uma candidatura que deverá ser efetuada através do CTC. Esta licença possibilita a sua distribuição e utilização gratuitas, em Portugal.

O acesso está disponível para aos profissionais de Saúde, das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), de investigadores, e a todos aqueles que tenham interesse em aprender os conceitos fundamentais da terminologia.utilizar a terminologia.

Para efeitos de registo, é necessário que envie um breve resumo (máximo de 200 palavras) contendo os objetivos envolvidos na utilização da terminologia, bem como um conjunto de dados:

  • Nome do candidato
  • Natureza da candidatura (individual, comercial, investigação, educação, ou outro)
  • Instituição a que pertence
  • Morada, Localidade e Código Postal  
  • Contacto preferencial (email, telefone, telemóvel, etc)

Estes dados, bem como o resumo acima indicado, devem ser enviados para o seguinte email: ctcpt@spms.min-saude.pt